Estratégia

Estratégia

Aqui você encontra nossos valores e missão. Confira também nossa visão de futuro e o plano estratégico para 2030.

Estratégia

Missão
"Distribuir, industrializar e comercializar derivados de petróleo e seus correlatos com competitividade, rentabilidade e responsabilidade social e ambiental."

Visão de futuro para 2030
"Ser líder no mercado de distribuição de derivados de petróleo e biocombustíveis, integrada na cadeia logística e a preferida pelos nossos públicos de interesse."


Valores Petrobras

Plano Estratégico

Orgulho de Ser Petrobras

Nós nos orgulhamos de pertencer a uma empresa brasileira que faz a diferença onde quer que atue, por sua história, suas conquistas e por sua capacidade de vencer desafios.

Desenvolvimento Sustentável

Perseguimos o sucesso dos negócios com uma perspectiva de longo prazo, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social e para um meio ambiente saudável nas comunidades onde atuamos.

Integração

Buscamos maximizar a colaboração e a captura de sinergias entre equipes, áreas e unidades, assegurando a visão integrada da companhia em nossas ações e decisões.

Resultados

Buscamos incessantemente a geração de valor para as partes interessadas, com foco em disciplina de capital e gestão de custos. Valorizamos e reconhecemos, de forma diferenciada, pessoas e equipes com alto desempenho.

Prontidão para Mudanças

Estamos prontos para mudanças e aceitamos a responsabilidade de inspirar e criar mudanças positivas.

Empreendedorismo e Inovação

Cultivamos a superação de desafios e buscamos incessantemente a geração e implementação de soluções tecnológicas e de negócios inovadoras que contribuam para o alcance dos objetivos estratégicos da Petrobras.

Ética e Transparência

Nossos negócios, ações, compromissos e demais relações são orientados pelos Princípios Éticos do Sistema Petrobras.

Respeito à Vida

Respeitamos a vida em todas as suas formas, manifestações e situações e buscamos a excelência nas questões de saúde, segurança e meio ambiente.

Diversidade Humana e Cultural

Valorizamos a diversidade humana e cultural nas relações com pessoas e instituições. Garantimos os princípios do respeito às diferenças, da não descriminação e da igualdade de oportunidades.

Pessoas

Fazemos das pessoas e de seu desenvolvimento um diferencial de desempenho da Petrobras.

 

Focos de Desempenho

Focos de Desempenho

Os focos de desempenho da companhia devem garantir a sustentabilidade da empresa no longo prazo. A Petrobras Distribuidora orienta-se pela busca do crescimento (aumento de vendas, ampliação da capacidade logística), da rentabilidade (agregação de valor ao negócio) e da consolidação das práticas de responsabilidade social e ambiental.


Posicionamento Estratégico

Em janeiro de 2016, o Conselho de Administração da Petrobras Distribuidora validou um novo posicionamento estratégico que, em linhas gerais, define a BR, em 2030, como referência em rentabilidade, marca, sustentabilidade e inovação. Este posicionamento irá direcionar a revisão do plano estratégico da companhia, que está em andamento.


Participação da Petrobras Distribuidora (%) no mercado nacional

O Plano de Negócios e Gestão 2016-2020 da Petrobras Distribuidora prevê, em cinco anos, uma demanda por combustível 3,7% maior que o mercado de 2015. Nesse cenário, a Companhia quer sustentar o nível atual de market-share, buscando ampliar a rentabilidade dos seus negócios.

Mercado de combustíveis e lubrificantes no Brasil


Indicadores e Metas da Petrobras Distribuidora

Confira abaixo o indicador que mostra o comprometimento da Petrobras Distribuidora com o aspecto ambiental:

VAZO

VOLUME DE VAZAMENTO DE ÓLEO (m³)


Além disso, a Petrobras Distribuidora também tem metas direcionadas para sua força de trabalho:

TOR

Taxa de Frequência de Ocorrências Registráveis (Acidentados/HHER)

ISE

Índice de Satisfação dos Empregrados (%)
HHER = Horas – Homem de Exposição ao Risco
PAN – Orçamento do Ano Corrente
PNG – Plano de Negócios e Gestão 2016 - 2020

 


Investimentos

De forma a viabilizar o alcance das metas estabelecidas no Plano de Negócios e Gestão 2016-2020, estão previstos para o período investimentos da ordem de R$ 2,41 bilhões.

Plano de Negócios e Gestão 2016 - 2020 (R$ milhões)


Sistema de gestão integrada

iniciamos, em abril de 2000, o projeto Sistema de Gestão Integrada na Cadeia de Distribuição (SGI BR), para certificar as unidades operacionais da companhia. O SGI é um conjunto de práticas inter-relacionadas que atendem aos requisitos das seguintes normas:

NBR ISO 9001:2008 – Sistema de Gestão da Qualidade

Objetivo: Sistema de gestão com abordagem por processos para atendimento a requisitos dos clientes.

Confira os certificados


NBR ISO 14001:2004 – Sistema de Gestão Ambiental

Objetivo: Sistema de gestão ambiental que leva em conta requisitos legais, requisitos próprios, aspectos e impactos ambientais significativos, permitindo controlar os riscos de acidentes ambientais.

Confira os certificados


OHSAS 18001:2007 – Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional

Objetivo: Sistema de gestão de segurança e saúde ocupacional que leva em conta requisitos legais, requisitos próprios, perigos e danos, permitindo controlar os riscos de acidentes e doenças ocupacionais.

Confira os certificados