Usada exclusivamente em aviões de pequeno porte que possuem motores com ignição por centelha
Método ASTM D4176 Procedimento 1.
Na importação, deverá ser determinada no tanque de recebimento
Limite aplicável somente na produção. No caso de importação, a determinação deverá ser feita no tanque de recebimento e o valor anotado. No carregamento de aeronaves, será aplicado o limite estabelecido pela IATA - Internacional Air Transport Association.
Em caso de conflito entre os resultados de Aromáticos e Aromáticos Totais prevalecerá o limite específico para aromáticos.
Em caso de conflito entre os resultados de enxofre mercaptídico e de ensaio Doctor, prevalecerá o limite especificado para o enxofre mercaptídico.
No Certificado de Qualidade emitido pelo Produtor deverão constar as frações percentuais hidroprocessada e severamente hidroprocessada do combustível na batelada, inclusive zero ou 100%. Entende-se como fração hidroprocessada aquela que foi hidrotratada, hidroacabada ou hidrocraqueada e, severamente hidroprocessada, submetida a uma pressão parcial de hidrogênio acima de 7000kPa (70 bar ou 1015 psi) durante a sua produção.
Embora classificado como produto do Grupo IV para o ensaio de destilação, deverá ser utilizada a temperatura do condensador entre 0ºC e 4ºC durante o ensaio.
O valor da Massa Específica a 20ºC deverá ser sempre reportado. A Massa Específica a 15ºC poderá ser reportada adicionalmente para facilitar as transações comerciais. Aplica-se para a temperatura de 15ºC os limites de 775,0 a 840,0 kg/m3.
Deve ser determinada, pelo Método do Instituto de Petróleo da Inglaterra (Institute of Petroleum) - IP227, somente nos fornecimentos às Forças Armadas.
Não poderá ter depósito de cor anormal ou de pavão. A avaliação do depósito no tubo de aquecimento deverá ser realizada até no máximo 2 horas após o término do teste. Somente tubos fornecidos do equipamento especificado para a determinação da estabilidade térmica poderão ser utilizados.
No lugar do vapor, pode ser utilizado ar como meio evaporativo, desde que mantidas as temperaturas especificadas no método para as condições de vapor.
A determinação da tolerância à água em substituição ao índice de separação de água não é mais permitida ao distribuidor e ao importador desde 31/07/2006.
O índice de separação de água Microseparometer (MSEP) é aplicável apenas na produção. Um valor baixo de MSEP encontrado no combustível, quando na distribuição, deverá ser motivo de investigação mas não de rejeição do produto. Não existem limites de precisão para o combustível com ativo dissipador de cargas estáticas.
O controle de lubricidade aplica-se apenas a combustíveis contendo mais que 95% de fração hidroprocessada, sendo que destes, no mínimo, 20% foram severamente hidroprocessadas. O limite aplica-se somente na produção.
O Certificado de Qualidade deve indicar os tipos e as concentrações dos aditivos utilizados. São permitidos apenas os tipos de aditivos qualificados e quantificados na edição mais atualizada da Norma do Ministério da Defesa da Inglaterra, denominada Defense Standard 91-91.
Se o combustível não for hidroprocessado, a adição do antioxidante é opcional. Neste caso, a concentração do material ativo do aditivo não deverá exceder a 24,0 mg/L. Se o combustível ou componente do combustível for hidroprocessado, a adição do antioxidante é obrigatória. Neste caso, a concentração do material ativo do aditivo deverá estar na faixa de 17,0 a 24,0 mg/L. A adição do antioxidante deverá ser realizada logo após o hidroprocessamento e antes do produto ser enviado aos tanques de estocagem. Quando o combustível final for composto de mistura de produto hidroprocessado e não hidroprocessado, deverão ser reportados, a composição da mistura e os teores de aditivos utilizados na porção hidroprocessadae não hidroprocessada, separadamente.
O aditivo desativador de metal poderá ser utilizado para melhorar a estabilidade térmica do querosene de aviação. Neste caso, deverão ser reportados os resultados da estabilidade térmica obtidos antes e após a adição do aditivo. A concentração máxima permitida na primeira aditivação é de 2,0 mg/L. Uma nova aditivação posterior poderá ser realizada, não excedendo ao limite máximo acumulativo, de 5,7 mg/L.
O aditivo dissipador de cargas estáticas poderá ser utilizado, quando necessário, para aumentar a condutividade elétrica do querosene de aviação. A concentração máxima permitida na primeira aditivação é de 3,0 mg/L. Uma aditivação complementar posterior poderá ser realizada sem exceder a concentração máxima acumulativaespecificada de 5,0 mg/L.
É opcional a utilização do aditivo inibidor de formação de gelo, poderá ser utilizado conforme acordo entre fornecedor e comprador. Devendo, se utilizado, atender aos limites especificados na tabela acima.
Quando necessário, poderá ser utilizado para auxiliar na detecção de vazamento no solo, provenientes de tanques e sistemas de distribuição de querosene de aviação.
É permitida a utilização de aditivo melhorador da lubricidade, cuja adição deverá ser acordada entre fornecedor e comprador, respeitados os limites para cada tipo de aditivo.
A Análise do produto everá ser realizada em amostra representativa do mesmo, obtida segundo método ABNT - NBR 14883 - Petróleo e Produtos de Petróleo - Amostragem manual ou ASTM D 4057 - Prática para Amostragem de Petróleo e Produtos Líquidos de Petróleo (Practice for manual Sampling of Petroleum and petroleum Products).