Aeroporto Verde
Programa adota captação e reaproveitamento de água da chuva, reciclagem e coleta seletiva de resíduos
Com o Aeroporto Verde, buscamos utilizar tecnologias e práticas ecoeficientes nas unidades BR Aviation, com o objetivo de transformá-las em parques de abastecimento de aeronaves (PAA) sustentáveis, capazes de utilizar os recursos naturais de forma mais consciente.
As unidades BR Aviation com o conceito Aeroporto Verde são dotadas de sistemas para captação e reaproveitamento de água da chuva, tratamento de efluentes, reciclagem e coleta seletiva de resíduos e produção e consumo eficiente de energia elétrica.
O Aeroporto Verde foi desenvolvido a partir de parâmetros de referência de órgãos representativos como a Associação Internacional de Transportes Aéreos (Iata), a Organização Internacional da Aviação Civil (Icao) e o Grupo de Ação dos Transportes Aéreos (Atag).
SUSTENTABILIDADE E ECONOMIA
No Aeroporto Verde, não há desperdício. Conheça as boas práticas e inovações que geram economia e benefícios ao meio ambiente.
- Consumo sustentável de água
Uma das premissas do Aeroporto Verde é promover o consumo sustentável de água. Para isso, instalamos um moderno sistema que capta e armazena a água da chuva e outro que coleta e trata os efluentes gerados nas unidades BR Aviation para reúso. A água dos dois sistemas é utilizada na lavagem das unidades abastecedoras de aeronaves (UAA) e na irrigação de áreas verdes, proporcionando redução de 20% no consumo de água tratada.
Além da captação e tratamento da água, a implementação de pequenas ações para evitar desperdícios, como a troca das torneiras e descargas sanitárias por modelos mais econômicos e automáticos, também promovem uma redução no consumo.
- Produção e consumo eficiente de energia elétrica
O sol é um grande aliado da eficiência energética dos Aeroportos Verdes. Placas fotovoltaicas captam os raios solares e os transformam em energia elétrica 100% limpa e com eficiência em torno de 95%.
A armazenagem da energia elétrica é realizada por um conjunto de equipamentos, o kit bomba, que mantém a operação da bomba de combustível ativa por uma hora nos períodos de falta de energia. Assim é garantido o abastecimento de 30 a 60 mil litros de JET A-1. A energia limpa excedente é distribuída dentro da rede interna da unidade BR Aviation, reduzindo o consumo de energia elétrica convencional.
Além de produzir energia, o Aeroporto Verde reduz o consumo com a utilização de lâmpadas LED nas áreas internas e externas, em letreiros, rótulos e pistas. Todas essas tecnologias representam uma redução de 60% no consumo de energia elétrica na unidade operacional.
- Redução de resíduos
Reduzir o descarte e promover a reutilização dos resíduos é uma das preocupações do Aeroporto Verde, que, além de promover a coleta seletiva, só contrata empresas cadastradas no sistema corporativo comprometidas com a reciclagem.
Onde encontrar
Os Aeroportos Verdes estão presentes em 17 unidades BR Aviation: Porto Seguro (BA), Salvador (BA), São Luís (MA), Teresina (PI), Recife (PE), Maceió (AL), Aracaju (SE), Carajás (PA), Palmas (TO), Montes Claros (MG), Maringá (PR), Natal (RN), Navegantes (SC), Ribeirão Preto (SP) São José do Rio Preto (SP), São José dos Campos (SP) e Vitória (ES).
+ Conheça todas as unidades BR Aviation.
Prêmio
Em 2013, nosso projeto Aeroporto Verde foi premiado no 5º Prêmio Top Socioambiental e de RH, promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVBPE), na categoria meio ambiente, por promover a sustentabilidade a partir da eficiência energética e o reúso de água nas operações com combustíveis de aviação.
VEJA TAMBÉM
Conheça o lubrificante Lubrax Aviation, produzido em parceria com a Phillips 66
Gasolina, querosenes, lubrificantes e serviços para aviação comercial e executiva