Programa de Eficiência Energética no Transporte

Entre as ações dessa iniciativa estão otimização e melhoria logística

Com o Programa de Eficiência Energética no Transporte, acompanhamos e quantificamos as ações adotadas pela companhia para o aumento da eficiência energética nas operações de transporte de nossos produtos em todo território nacional. Esse trabalho contempla três eixos, que envolvem transporte de produto, transporte de pessoal e abastecimento de aeronaves.
O programa se desdobra em ações que envolvem a otimização e melhoria logística, a mudança de modal, a capacitação de motoristas e a substituição de equipamentos para abastecimento de aeronaves. Dessas ações decorrem iniciativas para modernização dos caminhões tanques, implantação de otimizadores de roteiros, treinamento em condução econômica, substituição dos modais de transporte, redução da frota de veículos para transporte de empregados e substituição de equipamentos para o abastecimento de aeronaves.
Como meta, a companhia quer obter em 2020 uma redução no consumo de combustíveis para transporte de produtos e empregados equivalente ao volume consumido em 2012.
Nos aeroportos em que operamos, foram instalados dutos (hidrantes) que substituíram parte dos caminhões abastecedores por equipamento denominados servidores, permitindo uma redução de 30% do consumo de combustível nas operações destinadas ao abastecimento das aeronaves.
Foco especial está sendo dado no transporte rodoviário dos produtos comercializados pela companhia para substituição por ferrovias, rios e dutos. O uso de caminhões tanques com tecnologia Euro V e maior capacidade de transporte, trafegando em roteiros otimizados, permitirão à empresa uma redução no consumo de combustível e de emissões atmosféricas com movimentação de produtos nas rodovias.
A implantação das ações decorrentes desse trabalho permitirão otimizar os recursos disponíveis na Petrobras Distribuidora, com aumento da eficiência energética dos transportes, sempre alinhados ao compromisso da empresa com a sustentabilidade e a responsabilidade social.

 


VEJA TAMBÉM

Posto do Futuro

Saiba quais tecnologias terá o posto do futuro e como ele pode ser mais sustentável