Fórmula Truck

Disponibilizamos à categoria o lubrificante de mais alto nível de desempenho para motores diesel

Somos a única fornecedora de combustíveis e lubrificantes da categoria desde 1996, ano em que o campeonato de Fórmula Truck foi homologado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). A exemplo da nossa atuação nas demais categorias de esporte motor, também utilizamos as pistas como laboratórios para testes e aprimoramento de nossos produtos, como o biodiesel, que começou a ser testado na temporada de 2007, do Lubrax Avante, o lubrificante da Fórmula Truck, e do diesel Podium.

Combustível


O óleo diesel sofreu diversas alterações desde 1996. Anteriormente era utilizado o Extra Diesel Aditivado, na época com 0,5% de enxofre. Em 1998, passou a ser utilizado o Extra Diesel Aditivado, com 0,2% de enxofre.
Em 2003, a partir da etapa de São Paulo, começou a ser oferecido para a categoria um diesel com 0,05% de enxofre, produto que só estaria disponível no mercado em 2006. O combustível também sofreu melhoria no número de cetano (51 contra os 42 do diesel metropolitano) e densidade mais baixa. Tudo isso para a redução de fumaça e emissões dos caminhões.
Na temporada de 2007, utilizou-se o diesel Podium com 2% de biodiesel (diesel Podium B2), que teve o percentual aumentado para 5% em 2009, com o diesel Podium B5. Em 2012, a Truck passou a utilizar o diesel S-50, com redução de enxofre para 50 partículas por milhão. Para a temporada 2013, a taxa de enxofre foi reduzida para 10 partículas por milhão, com o diesel Podium S-10, que mantém os 5% de biodiesel.

 

Lubrificantes


Desde que a começamos a patrocinar a Fómula Truck, sempre foi fornecido à categoria o lubrificante de mais alto nível de desempenho disponível para motores diesel. No início era utilizado o Lubrax Extra Turbo.
Com o lançamento do Lubrax Top Turbo, esse começou a ser o produto utilizado pelos caminhões. Com o passar do tempo, a potência e rotação dos motores dos caminhões aumentou de tal forma, com potências superiores a 750 CV, que os lubrificantes comuns tiveram que ser deixados de lado.
Após vários testes, desenvolvemos um produto exclusivo para a categoria: o Lubrax Top Turbo Competição, um lubrificante de base sintética. O seu uso possibilitou um aumento médio de 30 CV de potência e uma redução de 40% a 50% no desgaste dos motores. O lubrificante passou a ser utilizado em 2002 e teve uma segunda versão lançada em 2003.
Esse produto teve uma aceitação tão boa dos pilotos que resolvemos aperfeiçoá-lo e lançar um lubrificante para motores diesel de base sintética para o mercado, surgindo em 2005 o Lubrax Tec Turbo. É um produto com o mais alto nível de desempenho do mercado, com aprovações internacionais, inclusive com características de super longa troca (100 mil km),  que propicia um baixíssimo nível de desgaste de motores.
Em 2010, com a campanha de revitalização da linha Lubrax, esse lubrificante recebeu novo rótulo e embalagem, passando a se chamar Lubrax Avante. Hoje os motores na Fórmula Truck superam os 1.000 CV de potência e apresentam desgaste três vezes menor do que há três anos.

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